Casamento ao ar livre – Dicas para não errar!

Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre – Dicas para não errar!

Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre – Dicas para não errar!

O casamento ao ar livre é, sem dúvidas, o sonho de muitas noivas e noivos em todo o mundo. No entanto, é uma das cerimônias que mais requer cautela na hora da organização.

Conhecer todas as possibilidades, desde o vestido, até o cardápio, é muito importante para não cometer erros que possam transformar o sonho em um verdadeiro pesadelo. Por essa razão, preparamos este artigo para que você possa garantir o sucesso deste dia tão emocionante e único! Ahh, e lógico também para que a nossa, ou melhor, a sua fotografia de casamento fique maravilhosa e inesquecível!

2-decoracao_flores_casamento_ar_livre
03-noiva_casamento_ar_livre

Como fotógrafo de casamento, ao longo dos anos tive a oportunidade juntamente com a minha equipa presenciar várias situações que trago hoje para vocês nesse artigo.

Nele te mostraremos quais são os erros mais comuns que são cometidos nos casamentos ao ar livre, como se prevenir deles e ainda: como escolher um lugar especial para esta data tão importante.

Não erre no casamento ao ar livre

Quando pensamos em casamento ao ar livre, é imprescindível que consideremos alguns fatores importantes acerca desta data tão especial. Afinal, a emoção da preparação pode, muitas vezes, fazer com que importantes pontos passem despercebidos durante a organização. Vamos a eles:

A importância do plano B

Quando falamos em plano B, estamos falando de um plano que abranja principalmente a questão do tempo. Afinal, quando falamos em casamento ao ar livre, seja em uma quinta para casamento, na praia ou algum outro local que você escolheu para a cerimônia do seu casamento, devemos considerar a possibilidade de o tempo mudar.

E a natureza é imprevisível, não é mesmo? A chance de chover no dia do casamento existe e não deve ser ignorada! Você não pode pautar a sua cerimônia com um único desfecho: aquele em que o sol acompanha o evento.

Em 2015 fotografei um casamento em Londres. Um dia quente, céu azul e uma linda decoração. Cenário ideal e o sonho de qualquer noiva que escolhe casar ao ar livre.

Vejam essa fotografia feita cerca de meia hora antes da cerimonia iniciar.

04-casamento_ar_livre_plano_b

Mas a noiva entrou, a cerimonia iniciou e começou o vento forte, os trovoes… e naturalmen-te a preocupação por parte dos noivos e convidados.

05-chuva_em_casamento_ar_livre_portugal

E em cerca de 10 minutos…

06-chuva_casamento_ar_livre_plano_b
07-chuva_casamento_ar_livre

Ou seja, vale sempre a pena pensar em um plano B, nem que seja apenas para de forma tem-porária abrigar os convidados. Nesse dia, a chuva durou pouco mais de 15 minutos e foi pos-sível recomeçar a cerimónia.

08-plano_b_casamento_ar_livre

Mas desse modo, é muito importante que você planeje a possibilidade de casar-se em um ambiente coberto, caso haja necessidade. E lembre-se: o planejamento do plano B precisa ser bem minucioso, a fim de garantir que não haja frustração na hora da cerimônia. Por essa razão, pense bem no local coberto que você poderá utilizar caso chova.

Considere a estação do ano

Outro grande erro que muitas noivas e noivos cometem é não considerar a estação do ano na qual o casamento ao ar livre irá acontecer. E, pensar na estação faz com que você pense no vestido da noiva e das madrinhas, por exemplo.

Desse modo é importante garantir que o tipo de vestido e os detalhes do mesmo não sejam empecilho para o sucesso do casamento. Por essa razão, é importante você considerar que:

Se for feito em um relvado, por exemplo, os saltos da noiva e das madrinhas não podem ser muito finos e nem muito altos. Afinal, isso apenas dificultaria o caminhar de ambas.

Os detalhes do vestido precisam ser delicados e sutis, e não tão carregados quanto quando o casamento é feito em um local fechado. A delicadeza da renda, por exemplo, proporciona uma produção muito mais bonita e leve para ocasiões a céu aberto.

Estude um cardápio adequado

Ainda sobre a estação do ano, você precisa pensar e repensar o cardápio escolhido para o seu casamento. Por exemplo, caso a sua festa ocorra no verão, lembre-se de não incluir chocolates ou outras possibilidades que possam vir a derreter com as temperaturas mais elevadas.

Outra opção que deve ser evitada em casamentos em dias mais calorosos são as bebidas quentes, já que podem gerar desconforto nos convidados.

Além dessas considerações, você deve planejar um cardápio que possa saciar os seus convidados. Ou seja, se o casamento for feito na hora do almoço, apenas um coquetel não será capas de satisfazê-los.

E, por falar em casamento ao ar livre, caso o dia esteja mais frio e a cerimônia esteja sendo feita no inverno, que tal servir sopas e caldinhos a fim de garantir que os seus convidados sintam-se aquecidos? Essa pode ser uma ótima opção!

Pense no conforto dos convidados

O conforto dos convidados deve ser muito bem pensado, quando falamos em cerimônias em quinta para casamento. E quando falamos em conforto, ele abrange os seguintes fatores:

Insetos: Casamento ao ar livre é, muitas vezes, sinônimo de ambientes onde os insetos podem estar presentes. Vale a pena então ter isto em mente, e se o local for propicio a insetos, investir em algo que irá garantir o conforto de todos.

Guarda chuva: A previsão é de chuva? Então invista em guarda chuva para os convidados poderem utilizar no decorrer da festa, caso necessitem ou queiram caminhar fora do ambiente coberto.

Leque: E, do mesmo modo que o guarda chuva pode ser útil, um leque também é uma ótima possibilidade para dias mais quentes. Desse modo, será possível se refrescar durante a cerimônia, por exemplo.

Ambiente climatizado: O dia conta com uma previsão de calor de 35°C? Ou então, com um frio de 5°C?

Então é importante considerar a disponibilidade de um ambiente climatizado. Assim os seus convidados poderão se sentir confortáveis caso sintam a necessidade de se refrescar ou se aquecer.

O vento também conta

Quando falamos em tempo e conforto, falamos também da possível – ou não – ventania que possa haver no local. E é por isso que toda a decoração precisa ser bem planejada, a fim de garantir a sua, digamos, “durabilidade”. Afinal, um vento mais forte pode, sem dúvidas, destruir qualquer decoração que não seja planejada para tal.

Por essa razão é sempre muito importante que você visite o local com antecedência, pesquise e observe todos os fatores que se relacionam com o ambiente em si. Somente assim você garante conforto, segurança, decoração impecável e, em suma, o sucesso da sua cerimônia e da sua festa.

Para não errar no casamento ao ar livre: a escolha do local

Agora que você já sabe quais são as importantes considerações que você precisa tomar acerca da sua cerimônia e festa a serem feitas, por exemplo, em uma quinta para casamento, é hora de planejar também o local, não é mesmo?

Veja abaixo as nossas dicas para você que busca um casamento ao ar livre e garanta a realização deste sonho de uma forma ainda mais interessante e marcante:

Casamento ao ar livre em Portugal

Portugal tem sido um dos destinos mais escolhidos por noivas que sonham em casar-se fora dos seus países de residência. O clima, a gastronomia e belezas naturais na maioria das vezes ajudam bastante nesse desejo.

Cercado pela natureza, com muitas quintas que oferecem um toque mais rústico ao ambiente, o casamento ao ar livre em Portugal proporciona encantos naturais que são capazes de tornar este dia em um verdadeiro conto de fadas.

09-quinta_das_riscas_2__casamento_montijo_lisboa
10-quinta_das_riscas_casamento_montijo_lisboa

Muitas vezes com salões e grandes áreas externas, não faltará espaço para deixar a criatividade fluir, a fim de garantir um casamento ao ar livre que seja um verdadeiro sonho.

Proporcionando ainda, diversas possibilidades para vocês registarem essa data tão marcante e especial. Eternizando na fotografia de casamento, as belezas e sentimentos que um casamento ao ar livre em Portugal é capaz de desencadear.

11-noivos_casamento_ar_livre_lisboa_portugal

Desse modo, invista nessa possibilidade, elabore e planeje todos os detalhes e usufrua de um casamento ao ar livre em Portugal que seja uma verdadeira realização de um sonho! Certamente essa data será ainda mais inesquecível, e os sentimentos aflorados farão questão de deixar a cerimônia gravada para sempre na memória de todos os convidados.