Como escolher o fotógrafo do casamento

Fotografo de casamento

Como escolher o fotógrafo do casamento

Saber como escolher o fotógrafo do casamento pode parecer uma tarefa um pouco difícil. Afinal, estamos falando do profissional que será responsável por capturar cada momento, muito provavelmente do dia mais especial da vida de um casal. Com isso, muitas dúvidas podem surgir, e o momento da escolha torna-se uma tarefa árdua.

No entanto, quando há uma organização prévia, com alguns passos precisos, é possível escolher o fotógrafo ideal para você. Sendo o profissional que irá suprir as suas expectativas, tanto com o resultado final, quanto com o desenvolvimento e até com relação ao investimento.

Desse modo, montamos este guia com passos simples e práticos para você aprender a como escolher o fotografo do casamento e, com isso, ter aquelas fotos maravilhosas que você sempre sonhou para este dia especial. Acompanhe a seguir.

Como escolher o fotógrafo do casamento

Sao tantos profissionais, fornecedores, tantos detalhes para se preocupar e escolher, não é mesmo? Decoração, cabelo, make-up… e com relação a fotografia não será diferente. Com certeza essa é outra tarefa que exige muita pesquisa e atenção.

Apesar de muita gente utilizar apenas a opção de indicação/recomendação como pré-requisito de escolha, o profissional fotógrafo precisa de total atenção tanto quanto as outras decisões envolvidas com o casamento. Afinal, pare e pense: a fotografia está relacionada diretamente com a captura dos sentimentos e emoções que este dia provocará em vocês, enquanto noivos, e em suas famílias e amigos. Negligenciar esta escolha, ou partir apenas de indicações, pode ser um grande erro.

Porém, é claro que receber indicações de bons profissionais é sempre interessante. Não obstante, é preciso ter em mente que cada casal e cada casamento é único. Com isso, a personalidade e o gosto do casal também serão. Ou seja, se a sua amiga lhe indicar um fotógrafo que ela gostou bastante, pode ser que o resultado não seja aquele que você sempre sonhou. Isso não significa que o fotógrafo não tenha qualidade, ou sua amiga tenha mau gosto. Simplesmente significa que cada pessoa é uma pessoa, e desse modo, cada casal terá o seu próprio estilo e gosto pessoal.

fotografo de casamento

Logo, é necessário considerar outros pontos além da indicação de bom profissional. É claro que você não precisa descartar as possibilidades indicadas pelos seus amigos, mas você precisará conhecer a fundo cada um dos profissionais, garantindo a melhor escolha possível. E para conhecer a fundo os fotógrafos que você recebeu indicações, bem como aqueles que você mesmo pesquisou, existem alguns critérios que sempre que possível, deveriam ser levados em consideração. No guia abaixo lhe ajudaremos a escolher o profissional ideal, a partir de cada uma dessas considerações. Acompanhe:

 1 Orçamento

Na medida do possível, não deixar com que o orçamento seja um entrave para a escolha do fotógrafo. As fotografias, as imagens profissionais e com qualidade para serem reproduzidas em quadros e álbums futuramente, serão captadas pelo fotógrafo profissional. Como se costuma dizer, as fotografias perduram no tempo, para muito além do bolo e da champagne.

Infelizmente, ao longo dos anos já tivemos vários casais que nos procuraram para fazer um ensaio Pós-Casamento, mesmo alguns anos depois de casados. Como não gostaram das fotografias e do trabalho realizado pelo fotógrafo contratado para o dia do casamento, decidiram ter um novo ensaio conosco.

Uma nova oportunidade para registar o amor entre ambos, deste vez, com uma escolha mais ponderada em relação ao fotógrafo. Infelizmente, a cerimônia não se repete, nem a presença dos convidados, familiares e amigos, portanto, vale a pena ter a certeza de que esta escolha está a ser feita com bastante rigor, critério e cuidado.

casamento

2 Pesquise os diferentes estilos fotográficos

Conhecer os diferentes estilos fotográficos é muito importante para quem quer saber como escolher o fotógrafo do casamento. Afinal, será o estilo do fotógrafo que irá guiar todas as capturas durante o casamento.

As fotos serão mais naturais, espontâneas e sentimentais ou serão mais tradicionais e posadas? Quantos fotógrafos estarão no dia do casamento? Será usado algum drone para as imagens aéreas?

Estas são apenas algumas questões interessantes que deveriam ser consideradas.

Para conhecer um pouco mais sobre o meu estilo de fotografia, e quais são as minhas perspectivas quanto a este dia tão especial, temos esse artigo onde falo detalhadamente sobre a captura de sentimentos e emoções a partir da fotografia de casamento.

3 Pesquise os profissionais e faça uma visita presencial

Agora você já entende mais sobre a grande importância do fotografo e de ponderar mas não limitar-se demasiado pelo seu orçamento para fazer essa escolha. E como também ja tem noção do estilo de fotografia que você deseja, é chegado o momento de pesquisar os profissionais. Para isso, visite feiras de casamento ou mesmo uma breve pesquisa no Google, especificando a localização bem como o estilo de fotografia que você deseja.

A partir disso, faça uma listagem com os possíveis fotógrafos. E, feito isso, para saber como escolher o fotógrafo do casamento nada melhor do que uma visita a cada um deles.

Assim você poderá conhecer, de perto, o trabalho do fotógrafo. Sendo que este trabalho não envolve apenas algumas fotografias que você viu em seu site ou em seu perfil no Instagram. Conhecer o trabalho de um fotógrafo vai mais além. É preciso se atentar a alguns detalhes, conversar sobre o estilo do fotógrafo, compreender como o mesmo enxerga o casamento, e como ele pretende capturar este dia tão especial.

Visite o estúdio dos possíveis fotógrafos, converse sobre a sua equipe, conheça cada detalhe do profissional. Além, obviamente, de conhecer trabalhos já feitos do fotógrafo. Afinal, quando utilizamos apenas as redes sociais para tomada de decisão, pode ser que estejamos cometendo um equívoco. Considerando que, na grande maioria das vezes, nas redes sociais teremos acesso apenas a duas ou três fotografias de cada evento, e estaremos “a correr o risco” de basear a nossa escolha apenas a partir do seu best of. Logo, é interessante conhecer o trabalho completo do fotógrafo em um determinado casamento, visando avaliar a sua regularidade e capacidade em captar boas fotos e momentos, emoções e sentimentos dentro de um mesmo casamento, do início ao fim.

casamento

4 Saiba sobre os prazos de entrega, albums e produtos

Ao conhecer o estúdio, a equipe e alguns trabalhos do possível fotógrafo, é chegado o momento de conversar sobre os prazos de entrega e os equipamentos e produtos que serão utilizados na captura das imagens e na confecção dos álbuns, por exemplo. Assim você evitará qualquer surpresa na hora de receber o tão aguardado album de casamento.

Logo, tenha em mente que o prazo é importante, mas que um trabalho de qualidade, leva o seu tempo necessário para ser produzido e finalizado. Cada fotografia deverá ser retocada individualmente e isso consome tempo. O álbum deverá ser paginado e aprovado pelo casal e apenas depois disso seguir para produção em laboratório. Nossos albums por exemplo, são handmade, o que eleva a qualidade do acabamento e apresentação final, mas por outro lado, requer o seu tempo de produção. Pense duas vezes caso haja a previsão de entrega de um trabalho, incluindo álbum de casamento em menos de 1 mês. Você pode se “assustar” com prazos muito longos, bem como sentir vontade de contratar profissionais com prazos curtos. Porém, lembre-se do velho ditado: “a pressa é inimiga da perfeição”. É sim aconselhável que você tenha um prazo estabelecido em contrato, porém, a ansiedade para receber as fotografias pode trazer resultados não tão satisfatórios. Em média, 6 meses é um prazo razoável e necessário para um profissional com algum volume de trabalho finalizar e entregar as suas fotografias e albums.

Procure saber sobre as opções disponíveis de papéis, capas, o material interno, quantidade de páginas e se haverá limite no numero de fotografias utilizadas no álbum. Assim como qualquer outra dúvida que tenha envolvendo a confecção do seu álbum. Portanto, não hesite em questionar sobre tudo, sobre cada detalhe do material que será entregue, bem como o prazo para o mesmo ser entregue. Assim você receberá exatamente aquilo que esperava receber.

5 Questione sobre a existência de equipamentos de backup

Quando falamos de equipamentos eletrônicos, estamos dispostos a lidar com possíveis eventualidades. Ou seja, sempre interessante questionar se o fotógrafo está preparado para qualquer empecilho que possa surgir no dia do casamento, como por exemplo, como um flash, uma lente ou até mesmo uma câmera que por algum motivo, deixe de funcionar.

Nós sempre temos conosco equipamentos de backup, pois assim é possível garantir que nenhum momento importante do casamento deixe de ser registado. Sempre, sempre, um flash e uma câmera que em 99% das vezes, nunca são usados, mas estão sempre na mochila, conosco em caso de uma eventualidade.

Muitas vezes o casal que quer saber como escolher o fotógrafo do casamento se atenta apenas aos pontos mais clássicos, como valor, estilo, fotografias já feitas pelo profissional e esquecem-se deste aspecto extremamente relevante. Isto ajudará também a avaliar a responsabilidade e profissionalismo do fotógrafo a ser contratado. Afinal, até mesmo depois do casamento, dias, semanas após a cerimônia, a responsabilidade e profissionalismo serão exigidos para por exemplo, manter todas estas fotografias sempre com backup, com várias cópias de segurança.

Escolhendo o melhor fotógrafo de casamento

Agora que você já conheceu todas as dicas importantes de como escolher o fotógrafo do casamento, é hora de ir em busca do melhor profissional para as suas expectativas. Afinal, não estamos falando apenas de um profissional ser bom ou ruim, ter um custo mais ou menos elevado. Estamos falando de estilos criativos, objetivos e gostos pessoais, e estes pontos irão variar sempre, de casal para casal. Lembre-se: o segredo está em ter o maior número de informações possíveis acerca do profissional pré-escolhido. Já conhece a minha fotografia? 🙂

casamento